
Qual é a diferença entre higienização e sanitização?
Com a pandemia do coronavírus, precisamos nos atentar aos cuidados de higiene do nosso dia a dia. A limpeza é um dos métodos mais eficazes para conter a proliferação do vírus e deve fazer parte da rotina de qualquer ambiente. Entretanto, existem muitas dúvidas a respeito do assunto, principalmente sobre a diferença entre higienização e sanitização. Você também tem essa dúvida? Continue lendo este artigo e encontre as respostas que estava procurando!
Descubra a diferença entre higienização e sanitização
Higienização
A higienização é um processo que envolve limpeza e desinfecção. Basicamente, consiste na remoção de sujeiras visíveis e resíduos orgânicos. Por exemplo: gordura, poeira, terra e outros materiais estranhos. Para higienizar um local, utiliza-se apenas água e detergente neutro. Após a limpeza superficial, é realizada a desinfecção, que resume-se à aplicação de desinfetantes pelo ambiente.
Sanitização
A sanitização serve para reduzir os microrganismos a um nível seguro para a saúde humana. É o método mais eficaz para combater agentes contaminantes causadores de doenças, como fungos, ácaros, bactérias e vírus. Nesse sentido, é a atividade ideal para diminuir a proliferação do coronavírus em tempos atuais.
Uma grande diferença entre higienização e sanitização é que este último processo não é realizado com produtos de limpeza comuns, como o primeiro. Na sanitização, utiliza-se o quaternário de amônia em doses específicas para sanitizar os ambientes. Para isso, uma equipe de especialistas equipada com aparelhos próprios é designada para o serviço.
Antigamente, a sanitização em áreas comerciais era mais realizada em indústrias alimentícias para trazer mais segurança aos fornecedores. Hoje, o procedimento é indicado para todos os locais, sem exceção!
Quem deve realizar higienização e sanitização?
Depois de entender a diferença entre higienização e sanitização, é válido ressaltar que estes serviços são indicados para todos os tipos de ambientes, domésticos ou comerciais. A união dos dois procedimentos é ideal para promover a manutenção da saúde de todas as pessoas que frequentam esses lugares.
A importância de higienizar e sanitizar os ambientes
A diferença entre higienização e sanitização é um mero detalhe quando percebemos a importância de usufruir destes serviços em prol do bem-estar coletivo. Para empresas, por exemplo, ter um local de trabalho limpo e sanitizado aumenta a produtividade dos funcionários. Afinal, eles se sentem mais saudáveis e à vontade para focar no que realmente importa: suas tarefas profissionais.
Em locais domésticos, os procedimentos de limpeza ajudam a manter a organização da residência em dia. A proliferação de doenças é reduzida, assim como o nível de estresse. Além disso, a limpeza residencial aumenta a vida útil de equipamentos e eletrodomésticos, que ficam livres de sujidades e agentes microbiológicos.
Dr. Limpa Tudo RJ é especialista em sanitização!
Está buscando pelo serviço de sanitização de ambientes no Rio de Janeiro? Conte com nossa expertise! Nossa equipe está pronta para exterminar 99% das bactérias, vírus, fungos e ácaros da sua casa ou escritório. Temos condições especiais de pagamento. Fale conosco e peça já seu orçamento! Além disso, conheça outras especialidades do Dr.Limpa Tudo RJ, como: higienização e impermeabilização de estofados RJ, impermeabilização e limpeza de sofá RJ e mais.
Gostou deste artigo? Em nosso blog você encontra mais conteúdos como este. Confira dicas para limpar a casa e evitar alergias, como manter a limpeza do consultório em dia e muito mais!